terça-feira, julho 13, 2004
Aonde está VC agora?
"Lembre-se de você mesmo, sempre e em toda parte". Parece simples, na prática não é.
Ontem à noite fui em uma reunião no Instituto Gurdjieff. A casa, tranquila e discreta, fica nas proximidades do meu novo apto - apenas um quarteirão de distância.
Estive lá para participar do início de um novo grupo - que só começa a cada dois anos. Já havia conhecido o Instituto rapidamente uma vez, há muitos anos - assisti uma palestra na época (por sinal, muito interessante), mas pela correria do cotidiano, acabei não voltando. Agora, em outro contexto da minha vida, decidi retornar.
Sempre tive um grande fascínio pelo trabalho de Gurdjieff, o chamado Quarto Caminho, desde que li seu "Encontros com Homens Notáveis". A história dele, perambulando pelo mundo "em busca da verdade" é fantástica, muito bem ilustrada inclusive no belíssimo filme de Peter Brook.
Na reunião dessa semana, o tema foi algo tipo "a vida só é real quando eu sou"(que é o nome de um dos livros dele). Vivemos dormindo, dormindo acordados. Nossa cabeça voa, flutua ao vento, devaneia no passado, futuro e em lugares distantes, a todo momento. Como -e por quê?- despertar desse sonho acordado? Mas, afinal, aonde estamos, enquanto não estamos presentes?
Meus três macaquinhos, nessa noite, dormiram mais tranquilos.
"Um dos melhores meios de despertar o desejo de trabalhar sobre si mesmo é tomar consciência de que a gente pode morrer de uma hora para outra. E isso, é preciso aprender a não esquecê-lo."