quarta-feira, julho 14, 2004
Circo Emocional
"A espera acabou. O Circo Voador está de volta à Lapa."
Acordei hoje e estranhei a novidade. Pelo visto andei por aí novamente ontem a noite, mas muito pouco de memória me vem à cabeça. A pista é que eu achei um flyer no bolso da minha calça sobre o relançamento do Circo. Não me lembro mesmo quando o peguei, mas o fato dele estar lá hoje cedo prova que foi durante um passeio na madrugada de ontem, e não fruto de uma projeção astral.
Não poderia haver nome mais adequado para o Circo Voador. Templo de emoção, espaço mágico de convivência e celebração. Se a gravidade fosse um pouco menor, o circo realmente levitaria.
Segundo uma teoria arquitetônica energética (meus delírios efervescentes, nesse caso depois de ficar indo e voltando de avião...), as construções retangulares são excelentes para proprocionar a circulação de informação: prédios, fábricas, armazéns... As construções triangulares, por sua vez, são ideais para fins espirituais, pela elevação das energias, apontando para o alto: igrejas, catedrais, templos, pirâmidas... Já as construções circulares são por sua vez perfeitas para as emoções fluirem, são centros libertadores e processadores de energia emocional: circos, arenas, estádios de futebol. - (imaginem como seria a violência no Rio de Janeiro sem o Maracanã? Falando nisso, alô prefeitura!, estamos precisando de mais centros circulares na cidade...)
Bom, passados oito anos, a rapaziada mais jovem já não deve fazer idéia do que foi esse centro para o Rio. Tomara, em prol da juventude de hoje, que a retomada seja à altura do que o Circo foi para a minha geração.